Memória, Atenção e Funções-Executivas na Terceira Idade (SJ)
Quarta aula dia 5 de Setembro
Memória, Atenção e Funções-Executivas na Terceira Idade
Prof. Rubens Goulart
Após uma breve apresentação de si mesmo, Rubens passou nos slides o objetivo de sua aula:
Entender o que é memória e que há outros tipos de memórias. Além de Funções executivas e Atenção.
Comparou nosso cérebro com um computador (somente com o intuito de estudo, pois como o mesmo disse, um computador não pode se comparar a nosso cérebro pois são distintos no seu funcionamento).
Cérebro x Computador
1- Entrada: Perceber, classificar e integrar
2- Armazenamento: Armazenar e Organizar
3- Processamento: Reorganização e classificação em vários níveis de informação
4- Saída: Expressão comportamental
Após isto, o professor mostrou algumas imagens para dizer que nem tudo o que parece é, e que podemos ter diversas percepções acerca de uma mesma coisa:
Muro ou Lago?
Após o intervalo, os alunos se reuniram no pátio para outra atividade. A pedido do professor, formaram um grande círculo. Então Rubens deu uma bola e eles deveriam passar para o colega ao lado e assim em diante. Formou-se agora 2 rodas a partir da grande, realizaram a mesma coisa.
A partir dai, fora introduzida mais uma bola em cada grupo, totalizando 4, ou seja, 2 bolas em cada grupo. Cada bola deveria girar em um sentido.
Passado alguns minutos dessa atividade, Rubens pediu para que o grande círculo fosse formado novamente. Assim o fizeram, e agora a atividade era um pouco diferente. Passar as bolas brancas no sentido da direita, pegando com mão direita e passando com a esquerda. Já as bolas coloridas eram o inverso das brancas.
Os alunos gostaram muito da atividade, e disseram que o nível de dificuldade foi aumentando, no começo era fácil de passar a bola, mas depois com mais bolas e direções e modos certos para passar complicou-se mais.
Segundo Rubens, mesmo as tarefas mais simples exigem uma determinada capacidade de atenção.