Assertividade e Qualidade de Vida (ZN)
Primeira aula dia 15 de Agosto
Assertividade e Qualidade de VidaProfª. Conceição R. Sousa
Assertividade como habilidade social de defesa e de engrentamento na terceira idade. Este foi o título dado a aula da professora Conceição, que começou fazendo uma pergunta. Vocês tem irmãos? E a partir dai foi dado início a aula, com um pequeno texto sobre 3 irmãs, e o modo com o que elas lhe davam com a mesma situação, a grande louça suja da reunião em família.
Cada irmã agia de modo diferente quando isso acontecia. Uma, não era habilidosa, era Passiva. Aceitava toda a louça e ficava na dela. Outra também não era habilidosa, era Agresiva, gritava com tudo e com todos e não tinha a menor intenção de resolver aquela situação de modo pacífico. E por último, a habilidosa, Assertiva, que buscava conversar, mostar seu ponto de vista para os outros membros da família, fazendo assim um acordo para não ficar pesado para ninguém esta tarefa.
Na segunda parte da aula, Conceição pediu para formarem grupos com 4 componentes. Cada grupo recebeu 1 cartão Branco para Passivo, 1 Vermelho para Agressivo e 1 Verde para Assertivo.
3 Situações diversas foram mostradas, e a partir dai os alunos deveriam levantar o cartão conforme a reação da pessoa (da situação) em 3 desempenhos A (Agressivo), B (Passivo) e C (Assertivo). Cada grupo levantava seu Cartão que achava que cabia em tal situação e do modo que a pessoa reagiu, e dizia o por que achava isto.
“Uma nova visão de mundo implica também em novos relacionamentos entre as pessoas, o que vai permitir e exigir uma sociedade renovada, preocupada com a vida em toda a sua extensão e, consequentemente, com o planeta em que habitamos”. (Del Prette & Del Prette, 2001,p. 222)